quarta-feira, 13 de junho de 2012

Breve biografia do Herbert Vianna





Herbert Lemos de Sousa Vianna nasceu em João Pessoa, capital da Paraíba em 04 de maio de 1961, mas devido à vida militar de seu pai, o brigadeiro Hermano Viana, mudou-se ainda criança para Brasília, onde conheceu Bi Ribeiro, lá passou grande parte da infância. No início dos anos 80, mudou-se para o Rio de Janeiro.


Ao se mudarem para o Rio de Janeiro fundaram os Paralamas (mas alguns consideram os Paralamas parte da "turma de Brasília", como Capital Inicial e Legião Urbana) com o amigo Vital Dias na bateria. Após substituírem Vital por João Barone, Herbert compôs a música "Vital e Sua Moto", em homenagem ao amigo, a qual se tornou o primeiro sucesso dos Paralamas e que renderia o contrato com a EMI.

Seus pais são Hermano Paes Vianna e Maria Teresa Lemos de Souza Vianna. O vocalista dos Paralamas do Sucesso Herbert Vianna, namorou por anos Paula Toller, do Kid Abelha, e posteriormente casou com a inglesa Lucy Needham com quem teve três filhos: Luca Benedict Needham Vianna, Hope Izabel Vianna e Phoebe Rita Vianna.

Depois de 10 anos de sucesso da banda, Herbert gravou três discos solo, o primeiro, chamado “Ê Batumaré” foi um trabalho simples e caseiro, gravado em 1992. O segundo, “Santorini Blues”, foi gravado em 1996 nos estúdios O'Henry, em Los Angeles. O terceiro, lançado recentemente, é o “Som do Sim”. Suas composições já foram regravadas por ilustres intérpretes da mpb e do rock nacional.

Herbert desde cedo gostou de pilotar helicópteros e ultraleves. Em 2001, Herbert passou pelo momento mais crítico de sua vida. No dia 4 de fevereiro, sofreu um acidente aéreo em Mangaratiba, RJ, quando o ultraleve que pilotava caiu no mar, na baía de Angra dos Reis.No acidente, Lucy morreu e Herbert ficou internado durante 44 dias, parte deles em estado de coma. O músico ficou paraplégico e perdeu parte da memória depois do acidente, porém, em um processo de recuperação gradual, retomou sua carreira, voltando aos palcos, e já tendo gravado quatro álbuns após o acidente: Longo Caminho (2002, preparado antes do acidente), Uns Dias ao Vivo (2004, ao vivo), Hoje (2005) e Brasil Afora (2009) .

Entre os hobbies do cantor, viagens exóticas e pilotagem de avião e helicóptero. Ele também coleciona vinhos  e guitarras e gosta de voar de asa delta. Seu ídolo: Jimmy Page, do Led Zeppelin. Atualmente, encontra-se paraplégico devido ao acidente com seu ultraleve, mas, permanece cantando e compondo músicas que constituem o universo do rock Popular Brasileiro.



Curiosidades:


- Herbert já trabalhou como despachante de carga da Transbrasil no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.
- Em 1985, ele fez uma cirurgia para corrigir a miopia e deixou de lado o problema que inspirou um dos maiores sucessos da banda: a música Óculos.
- A música Tribunal de bar, do disco Os Grãos, é uma homenagem de Herbert para ele mesmo. Certa vez o cantor estava no bar Jazzmania, no Rio de Janeiro, e subiu ao palco para dar uma canja no show de um amigo. Mas estava bêbado, se atrapalhou e o público, inclemente, vaiou sem dó. Logo a história percorreu rodas e rodas de bares
- Herbert Vianna foi quem sugeriu o nome do grupo Biquini Cavadão.
- Herbert Vianna foi quem sugeriu o nome do personagem "Paralaminha" de Maurício de Sousa. O personagem é um garoto deficiente físico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário