quarta-feira, 13 de junho de 2012

Breve biografia do Herbert Vianna





Herbert Lemos de Sousa Vianna nasceu em João Pessoa, capital da Paraíba em 04 de maio de 1961, mas devido à vida militar de seu pai, o brigadeiro Hermano Viana, mudou-se ainda criança para Brasília, onde conheceu Bi Ribeiro, lá passou grande parte da infância. No início dos anos 80, mudou-se para o Rio de Janeiro.


Ao se mudarem para o Rio de Janeiro fundaram os Paralamas (mas alguns consideram os Paralamas parte da "turma de Brasília", como Capital Inicial e Legião Urbana) com o amigo Vital Dias na bateria. Após substituírem Vital por João Barone, Herbert compôs a música "Vital e Sua Moto", em homenagem ao amigo, a qual se tornou o primeiro sucesso dos Paralamas e que renderia o contrato com a EMI.

Seus pais são Hermano Paes Vianna e Maria Teresa Lemos de Souza Vianna. O vocalista dos Paralamas do Sucesso Herbert Vianna, namorou por anos Paula Toller, do Kid Abelha, e posteriormente casou com a inglesa Lucy Needham com quem teve três filhos: Luca Benedict Needham Vianna, Hope Izabel Vianna e Phoebe Rita Vianna.

Depois de 10 anos de sucesso da banda, Herbert gravou três discos solo, o primeiro, chamado “Ê Batumaré” foi um trabalho simples e caseiro, gravado em 1992. O segundo, “Santorini Blues”, foi gravado em 1996 nos estúdios O'Henry, em Los Angeles. O terceiro, lançado recentemente, é o “Som do Sim”. Suas composições já foram regravadas por ilustres intérpretes da mpb e do rock nacional.

Herbert desde cedo gostou de pilotar helicópteros e ultraleves. Em 2001, Herbert passou pelo momento mais crítico de sua vida. No dia 4 de fevereiro, sofreu um acidente aéreo em Mangaratiba, RJ, quando o ultraleve que pilotava caiu no mar, na baía de Angra dos Reis.No acidente, Lucy morreu e Herbert ficou internado durante 44 dias, parte deles em estado de coma. O músico ficou paraplégico e perdeu parte da memória depois do acidente, porém, em um processo de recuperação gradual, retomou sua carreira, voltando aos palcos, e já tendo gravado quatro álbuns após o acidente: Longo Caminho (2002, preparado antes do acidente), Uns Dias ao Vivo (2004, ao vivo), Hoje (2005) e Brasil Afora (2009) .

Entre os hobbies do cantor, viagens exóticas e pilotagem de avião e helicóptero. Ele também coleciona vinhos  e guitarras e gosta de voar de asa delta. Seu ídolo: Jimmy Page, do Led Zeppelin. Atualmente, encontra-se paraplégico devido ao acidente com seu ultraleve, mas, permanece cantando e compondo músicas que constituem o universo do rock Popular Brasileiro.



Curiosidades:


- Herbert já trabalhou como despachante de carga da Transbrasil no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.
- Em 1985, ele fez uma cirurgia para corrigir a miopia e deixou de lado o problema que inspirou um dos maiores sucessos da banda: a música Óculos.
- A música Tribunal de bar, do disco Os Grãos, é uma homenagem de Herbert para ele mesmo. Certa vez o cantor estava no bar Jazzmania, no Rio de Janeiro, e subiu ao palco para dar uma canja no show de um amigo. Mas estava bêbado, se atrapalhou e o público, inclemente, vaiou sem dó. Logo a história percorreu rodas e rodas de bares
- Herbert Vianna foi quem sugeriu o nome do grupo Biquini Cavadão.
- Herbert Vianna foi quem sugeriu o nome do personagem "Paralaminha" de Maurício de Sousa. O personagem é um garoto deficiente físico.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Seguindo Estrelas - Paralamas do Sucesso.


Seguindo Estrelas

Herbert Vianna

Sigo palavras e busco estrelas
O que é que o mundo fez
Pra você rir assim
Pra não tocá-la, melhor nem vê-la
Como é que você pôde se perder de mim
Faz tanto frio, faz tanto tempo
Que no meu mundo algo se perdeu
Te mando beijos
Em outdoors pela avenida
E você sempre tão distraída
Passa e não vê, e não vê
Fico acordado noites inteiras
Os dias parecem não ter mais fim
E a esfinge da espera
Olhos de pedra sem pena de mim
Faz tanto frio, faz tanto tempo
Que no meu mundo algo se perdeu
Te mando beijos
Em outdoors pela avenida
Você sempre tão distraída
Passa e não vê, e não vê
Já não consigo não pensar em você
Já não consigo não pensar em você

Vídeo - Educação inclusiva.


sábado, 19 de maio de 2012

O uso do Blog na Escola.


 Por: Lisânea e Emanuel Júnior.

O Blog é uma mídia comunicativa que integra várias linguagens, e sendo assim, se torna uma importante ferramenta de informação, integração e aproximação com os alunos, aumentando o interesse e participação, além de poder formar leitores e autores digitais.
O uso dos Blogs na nossa ação pedagógica é interessante por ser uma mídia bastante utilizada pelo nosso alunado. E nós como educadores devemos estar mais próximos dos alunos, fazendo uso dessa linguagem e de tantas outras com as quais eles chegam à escola.